terça-feira, 12 de maio de 2009

ASSINEM JÁ!!!!!!

Somos um grupo de jovens adeptos de Rugby, um desporto que contém uma enorme base valorativa e cultural, mas que em Portugal se encontra deveras escassamente divulgado.
Para esta diminuta divulgação do Rugby em Portugal, temos que evidenciar o papel, ou falta deste que a RTP como canal público de televisão tem tido na questão. Não entrando em questões de pormenor a nível jurídico, é expressa a responsabilidade da RTP, enquanto operador publico de televisão, de promover e de difundir o Rugby, enquanto desporto amador e devido ao inerente interesse publico contido no Rugby enquanto Desporto Nacional, com elevado número de praticantes.
Achamos lamentável que durante o último mundial da modalidade, onde Portugal se fez representar pela primeira vez, sendo a primeira selecção amadora a participar num mundial de rugby, a RTP tenha demonstrado pouco, ou quase nenhum interesse em acompanhar a selecção, sendo que a transmissão dos jogos da nossa selecção ficou a cargo da Sport Tv, operador privado.
Não nos é compreensível a razão desta “despreocupação” com o Rugby. Entendemos que o Rugby é uma modalidade desportiva com elevado número de adeptos e praticantes tendo 5877 praticantes, segundo o International Rugby Board, e que a selecção Nacional de Rugby se esforça por representar a nossa Pátria com toda a dedicação e esforço. Porque não se mostra a RTP interessada com a difusão do Rugby? Será que o dever da RTP, enquanto operador público de televisão, é o de apenas difundir modalidades desportivas que lhes concedam audiências e possíveis fontes de proveitos financeiras? Será que a RTP deve apenas acompanhar de forma efectiva desportos de massa, deixando portanto a difusão de desportos amadores ao desbarato? Nós achamos que não, defendemos que tal como é expresso nos regulamentos da RTP, esta deve preocupar-se com os desportos amadores em Portugal, deve apoia-los e respeitar os seus praticantes e apoiantes. Achamos também que enquanto operador público, a RTP deve, antes de procurar qualquer fonte de audiências ou de lucro económico, promover tudo o que é de “interesse público”, estrato onde na nossa opinião o Rugby se encontra, pela forma como representaram, como representam e representarão as cores da nossa nação e devido aos milhares de apoiantes e praticantes que esta modalidade tem em Portugal.
Defendemos e exigimos portanto, que a RTP inclua na sua programação pelo menos uma simples rubrica mensal sobre e para o Rugby, onde se fale sobre as equipas portuguesas, sobre a nossa Selecção, sobre os vários jogadores expatriados e sobre os inúmeros jovens praticantes desta modalidade. Não estamos a pedir muito, apenas o mínimo exigível a que a RTP deve responder, para cumprir com as suas obrigações e para homenagear o esforço e dedicação da Selecção Nacional de Rugby e de todos os praticantes e adeptos da modalidade.



OBRIGADO! CONTAMOS CONSIGO, QUEREMOS O RUGBY NA RTP!


http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N21

Sem comentários: